terça-feira, 26 de julho de 2011

Santana e São Joaquim - Dia dos Avós

Dia 26 de julho é o Dia dos Avós; foi escolhido por ser o dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo.
Penso que comemorar o Dia dos Avós significa celebrar a vida em mais uma oportunidade de troca que chega assim, de graça, sem os incômodos da gestação, sem dor de parto, sem a fragilidade do puerpério, sem as responsabilidades vividas como pais. É mais uma chance, agora adornada de muitos e muitos privilégios, revivendo a maternidade / paternidade, regada com a seiva da maturidade.
As ações dos avós não são em nada parecidas com as dos pais e assim a concorrência inexiste. São impares. Também é impar o sentimento dos netos por seus avós, essa figura gostosa, de colo macio sempre disponível, de abraços sempre abertos, que mora em outra casa e chega sempre cheia de emoção, de presentes, de historias, de disposição para brincadeiras sem fim.
E os netos chegam em uma época onde os limites impostos pelo envelhecimento despontam. É uma ?recompensa? deliciosa.
São muitas e muitas oportunidades de reviver emoções, seja em um banho, em um caminhar de mãos dadas, em uma brincadeira, em ler um livro de história. Todas as ações dos avós são diferentes. Há uma relação de encantamento onde as cobranças e limites são mínimos e o amor imensurável, incondicional e cheio de cumplicidade. Os avós se permitem ter orgulho de seus netos, sejam eles como forem. 
Nos dias atuais, o papel dos avós vai muito além dos dengos e mimos. São os grandes mestres do amor que colaboram na educação, que cuidam na ausência dos pais, que sabem e têm paciência para procurar na internet um vídeo interessante, que aprendem e memorizam os nomes estranhos dos personagens dos desenhos animados, que se fortalecem fisicamente para as brincadeiras exaustivas, entre tantas outras novas ações.
Eu como avó, desejo nessa data agradecer às minhas filhas, aos meus genros e principalmente aos meus netos, todas e inenarráveis e imensuráveis emoções e alegrias vividas como avó. Estou avó, um estado impar e maravilhoso.
O Dia dos Avós e o Dia dos Netos se confundem. Parabéns a esse binômio

Zulmira Vono

Nenhum comentário:

Postar um comentário