sábado, 10 de abril de 2021

A Missão de Maria, a Mãe de Jesus


Costumamos dizer que a nossa Mãe é a Rainha por causa do amor, dedicação e de cuidados com que ela nos cerca. Imaginem, então, a Mãe de Jesus!

Maria é Rainha: estava predestinada a ser desde o início dos tempos. E isso, porque Ela foi escolhida para a missão notável e de grande alcance: ser a Mãe de Cristo, fonte de todas as graças. Sendo assim, temos em Maria o modelo por excelência para toda vocação, seja ela qual for, religiosa, clerical ou laical, pois viveu com amor indizível a doação total aos planos de Deus e, acima de tudo, soube responder ao forte apelo que Deus fez e ainda faz a tantos: o vem e segue-me.

Maria é a Rainha das missões porque foi a primeira missionária, antes de Cristo, para O carregar em seu ventre e torná-Lo conhecido e amado no mundo. Hoje, Ela continua a introduzir a criança aos homens e mulheres, e é a guia dos missionários, isto é, abre caminho e reúne os filhos para o Filho. É considerada a 'Estrela da evangelização'. Ela é a primeira evangelizadora e a primeira evangelizada (cf. Lc 1, 26-38) (cf. Lc 1, 39-56). Foi ela que acolheu com fé a boa nova da salvação, tornando-se o anúncio, profecia e canto.

Maria é a Mãe das missões, porque estava presente no início da missão, no Pentecostes, com os Apóstolos, quando nasceu a Igreja missionária. Ela presidiu, com sua oração, o início da evangelização, sob a influência do Espírito Santo. Por isso, Nossa Senhora é a companheira inseparável dos Missionários Redentoristas. Por onde passa o missionário, Nossa Senhora está lá, junto com ele visitando o seu povo.

“É a Rainha dos Apóstolos que, desde o início da Igreja, tem acompanhado o povo e, de modo especial, os missionários. Hoje inspira crentes a imitá-la no aplicativo carinho e apoio para o vasto campo de atividade missionária”. (Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, ano 1997, 7)

Maria está presente onde quer que a Igreja realize missões entre atividade de povos: está presente como Mãe que colabora para a regeneração e formação dos fiéis (cf. Lumen Gentium, 63); presente como 'Estrela da Evangelização' (cf. Evangelii Nuntiandi, 82), para guiar e consolar os anunciadores do Evangelho. A presença e a influência da Mãe de Jesus sempre acompanharam a atividade missionária da Igreja. "Para seu envolvimento íntimo na história da salvação, reúne e reflete de certa forma, as verdades supremas da fé, e quando é anunciada e venerada, atrai fiéis ao seu Filho, seu sacrifício e o amor do Pai" (Lumen Gentium, 65).

Cada uma das comunidades que acolhe Maria como mãe, enriquece a devoção e fortalece a sua fé, pois, espelhando-se nas suas virtudes de fé, amor e serviço, coloca-se à disposição de Deus para fazer a sua vontade na construção do Reino de Deus. “Muitas destas comunidades cristãs, fruto da obra evangelizadora da Igreja, encontraram no amor filial à mãe de Jesus o alívio e conforto, perseverança na fé durante períodos de perseguição e de julgamento”. (Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, ano 1988, n. 1)

Maria é um modelo para os missionários. Na escola de Maria, a Igreja aprende-se a consagrar-se à missão. Os mensageiros da Boa Nova, têm um modelo perfeito de consagração e fidelidade em Maria, que "totalmente foi consagrada como uma serva do Senhor para a pessoa e obra de seu filho" (Lumen Gentium, 56). (Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, ano 1988, n. 2).

O papa Bento XVI assim pediu: "Permaneçam na escola de Maria, inspirem-se em seus ensinamentos. A Virgem pura e sem mancha, é para nós escola de fé destinada a nos conduzir no caminho que conduz ao encontro com o Criador do céu e da terra" (DP 270). De fato, na “escola desta Mãe, todos os filhos e filhas da Igreja aprendem o espírito missionário que deve animar sua vida cristã e o zelo apostólico”. (Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, ano 1988, n. 3). A escola de nossa Senhora nos ensina a seguir seu exemplo, e, com certeza, a comunidade pode crescer mais no "espírito missionário" e na "dimensão contemplativa". (Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, ano 2003, n. 2). Por Maria, chegamos a Jesus.




Ir. João Carlos Mendonça, C.Ss.R.
São João da Boa Vista (SP) 

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA, QUE A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJA PRESENTE EM TODOS OS LARES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário