quarta-feira, 3 de março de 2021

Moisés e os 10 Mandamentos

Os dez mandamentos de Deus são as suas ordens e conselhos ao mesmo tempo. Deus os deu ao seu povo que estava a caminho para uma vida livre na Terra Prometida (Canaã). A observância dos mandamentos preservaria-o do perigo de não cair novamente na escravidão. Essa Lei da vida nova foi dada por intermédio de Moisés, no Monte Sinai (Dt 31,9-24). Foi-nos transmitida no Livro do Êxodo (Ex 20,1-17) e no do Deuteronômio (Dt 5,6-22). Os mandamentos não foram pensados por Deus como um jugo pesado para limitar a liberdade e a felicidade do homem. Pelo contrário, eles são o caminho seguro para a felicidade e para a realização humana (Dt 30,16; Mt 5,17;19,16-19;22,37-40; J 12,50).

O Decálogo forma uma unidade inseparável. Transgredir um dos mandamentos é infringir todos os outros (Tg 2,10-11). Todos eles são imutáveis e sua obrigação vale sempre, e em toda a parte. Ninguém pode dispensar-se deles. A transgressão de qualquer um dos mandamentos, sendo a desobediência explícita a Deus, é considerada como pecado grave, que rompe a comunhão com Deus.
Toda a Lei do Antigo Testamento Jesus resumiu em apenas dois mandamentos, ou seja, num Grande Mandamento de Amor: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as suas forças e com todo o teu entendimento; e amarás o próximo como a ti mesmo”.

Esses são os Mandamentos de Deus:
1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
2. Não tomar o Seu santo Nome em vão.
3. Guardar os domingos e dias santos.
4. Honrar pai e mãe.
5. Não matar.
6. Não pecar contra a castidade.
7. Não furtar.
8. Não levantar falso testemunho.
9. Não desejar a mulher do próximo.
10. Não cobiçar as coisas alheias.


UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA, QUE A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJA PRESENTE EM TODOS OS LARES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário