terça-feira, 30 de março de 2021

A Via Sacra


A Via Sacra é uma das tradições mais antigas e com maior significado para o povo cristão. Associada à Quaresma, representa a reprodução do caminho de Jesus até ao Calvário. Conheça a sua origem e compreenda o que representa.

A sua designação vem do Latim "Via Crucis", que significa "o caminho da Cruz": a Via Sacra representa o caminho que Jesus percorreu até à Cruz.

A origem desta prática é muito antiga: conta-se que, após a morte de Jesus, Nossa Senhora percorria, como forma de consolar o seu coração de Mãe, os lugares por onde o seu Filho havia passado até ao Calvário. Os fiéis passaram, então, a imitá-la, e há registos de que já no século IV os cristãos se deslocavam à Terra Santa para revisitar os lugares da Paixão de Jesus.

Esta prática era feita para que cada cristão prestasse a sua homenagem ao martírio de Jesus, refletindo ao longo do seu caminho de dor.

No período das Cruzadas, entre os séculos XI e XIII, surgiu, então, a tradição de reproduzir em cada localidade, em cada país, o caminho que Jesus percorreu até à Cruz, para que todos os cristãos pudessem fazer esta homenagem, mesmo que não tivessem possibilidade de ir à Palestina. Segundo os registos encontrados, foi no século XIII que surgiram as estações da Via Sacra, descrevendo assim o seu itinerário. Inicialmente era composta por muitas mais estações do que as 14 que hoje são reverenciadas; a Via Sacra chegava, na altura, a demorar um ano a ser percorrida.
A Via Sacra é, mais do que um caminho físico, uma caminhada espiritual, um percurso simbólico, de comunhão com Cristo no seu sofrimento e de gratidão pelo seu ato de profundo amor.

A Via Sacra é praticada nas Igrejas na Sexta-feira Santa, mas pode ser feita por qualquer cristão no momento que sentir ser o mais apropriado para si. É uma reflexão individual, de encontro com Nosso Senhor, uma peregrinação mental que cada cristão pode e deve fazer.

A Via Sacra é composta por 14 estações, que são os pontos especiais do percurso de Jesus até à Cruz. Em cada estação, reflete-se sobre o significado desse momento na caminhada e sobre o simbolismo desse acontecimento, rezando-se uma oração especial.

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA, QUE A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJA PRESENTE EM TODOS OS LARES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário