quinta-feira, 14 de junho de 2012

Os dez mandametos

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA


0s 10 Mandamentos da Lei de Deus

1º Amar a Deus sobre todas as coisas
- Amar a Deus sobre todas as coisas requer muita humildade e muita resignação. Porque se você diz "amo a Deus" e não ama o próximo que você vê, como poderá amar a Desu que você não vê.
Este mandamento foi repetido aos seguidores de Jesus por Ele mesmo e pelos apóstolos. Todos os povos da terra devem saber que somente o Senhor deve ser adorado (cf. Mt 4.10; At 19.26).

 
2º Não tomar o seu Santo Nome em vão
- Não devemos ficar invocando o nome de Deus aleatoriamente, por qualquer bobagem, devemos ter um critério de como devemos Invocar Deus, devemos invocar a Deus principalmete nos momentos de orção.
Este mandamento foi repetido aos seguidores de Jesus por Ele mesmo e pelos apóstolos. Todos os povos da terra devem saber que somente o Senhor deve ser adorado (cf. Mt 4.10; At 19.26).

 
3º Guardar domingos e festas de guarda

 Este mandamento foi transmitido exclusivamente aos israelitas e aos estrangeiros que habitassem com eles (Êx 31.13; Is 56). Trata-se de uma aliança, um sinal, entre Deus e Israel (Êx 31.14-18). O Senhor Jesus nunca ensinou os seus discípulos a guardarem o sétimo dia (Mt 12.1-14; Mc 3.4). A instituição da guarda do sábado não se deu em Gênesis 2.1-3. Ali, Deus apenas santificou o sétimo dia, após ter concluído a obra da Criação. Essa instituição se deu oficialmente depois da saída do povo de Israel do Egito (Êx 16 e 20; Dt 5.12-15). Ao contrário do que asseverou Ellen G. White, em O Grande Conflito, não há nenhuma evidência de que Adão, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e José guardavam o sábado.

4º Honrar pai e mãe

-É uma obrigação de todo e qualquer ser humano, a honra de pai e mãe é demonstração de obediencia e respeito, Jesus nos deu exemplo disto, nas bodas de Caná ele não desobedeceu a Maria.
Este é o primeiro mandamento com promessa e foi retransmitido à Igreja do Senhor (Mc 7.10; Ef 6.2).




5º Não matar

Ao discorrer sobre este mandamento, o Senhor Jesus o ampliou, haja vista o mandamento transmitido aos israelitas não ter previsto punição para agressões verbais (Mt 5.21,22). Observe o que está escrito em 1 João 3.15: “Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanecente nele a vida eterna”.

6º Não pecar contra a castidade

- Não cometerás adultério.
 Este mandamento também foi ampliado pelo Senhor, visto que a lei mosaica não contemplava o aspecto psicológico (Mt 5.27-32). Na aludida lei, um adultério só era concretizado quando havia conjunção carnal, e esta era punida com pena de morte (Lv 20.10). A graça, por assim dizer, é mais exigente que a lei mosaica. Por outro lado, a misericórdia divina é maior nesses tempos neotestamentários (Rm 5.20).

7º Não roubar


A mensagem divina de reprovação ao furto é reprisada e repisada em Efésios 4.28: “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”
 
8º Não levantar falso testemunho
- Levantar falso testemunho é um grande pecado! e nos causa muito mal. Pensemos "Gostaria eu que este meu irmão levantasse falso testemunhos contra mim?", não faças aos outros o que não queres que te façam.
Jesus abordou o falso testemunho, ao discorrer sobre o julgamento calunioso: “Não julgueis, para que não sejais julgados” (Mt 7.1). Não confunda, entretanto, o falso testemunho com o discernimento espiritual, que é uma forma de julgamento lícita e conveniente (Jo 7.24; 1 Ts 5.21).
 
9º Não desejar a mulher do próximo
- Aquele que respeita e ama o seu próximo, deve respeitar este mandameto, todo o seguidor de Jesus Cristo deve ter conciencia disto. Desejar a mulher do próximo é uma forma de cobiça.

10º Não cobiçar as coisas alheias

- Cobiçar as coisas alheias nos causa grande mal, pode nos conduzir a caminhos cheios de espinhos e pedregulhos, nos distanciando do Pai.
O apóstolo João alude ao pecado da cobiça em 1 João 2.15-17, ao mencionar a concupiscência dos olhos. E Paulo, aludindo aos pecados dos israelitas durante a peregrinação no deserto, alertou: “E essas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram” (1 Co 10.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário