quarta-feira, 7 de setembro de 2011

As bem-aventuranças

Evangelho de São Lucas 6, 20-26


Jesus olhou para os seus discípulos e disse:
- Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês.
- Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura.
- Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir.
- Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas.
- Mas ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa.
- Ai de vocês que agora têm tudo, pois vão passar fome.
- Ai de vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar.
- Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas. 



Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.



As bem-aventuranças
Lucas apresenta quatro bem-aventuranças aplicadas a situações bem concretas de vida: pobres, fome, chorando, vos expulsarem... Em Mateus encontramos oito bem-aventuranças apresentadas sob uma forma mais espiritualizada.
A bem-aventurança dos pobres não significa a exaltação do sofrimento da privação, mas a disponibilidade de quem está na situação de pobreza e o zelo de Deus pelos oprimidos e explorados. Os ricos aplicam seu coração em proteger sua riqueza, fazê-la crescer, e preocupam-se sobre como gastar parte dela. Os pobres estão livres destas preocupações e seus corações estão assim mais disponíveis para a novidade do anúncio de Jesus. Lucas, no seu evangelho, com freqüência destaca o chocante e absurdo contraste entre as condições de vida dos ricos e a dos pobres. Assim ele acrescenta às bem-aventuranças dos pobres as imprecações aos ricos. 



José Raimundo Oliva

Um comentário:

  1. Para mim nesta passagem do Evangelho, Jesus deixa bem claro que Deus está sempre do lado dos humildes, dos fracos e oprimidos, dos marginalizados. Todo o sofrimento material será recompensado no lado espíritual.
    Tonhão.

    ResponderExcluir