quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dengue

Informativo sobre a dengue.

A dengue continua avançando rapidamente por várias regiões do pais, não podemos ficar alheio a esta ameaça, temos que cuidar diuturnamente na prevenção, que é a forma mais eficaz de combate ao mosquito, o transmissor da doença.

DENGUE NEUROLÓGICA

Pará já registrou 6 casos (Diário do Pará)

O Ministério da Saúde (MS) divulgou, na última terça-feira, (01/02/08) um balanço inédito sobre a ocorrência de dengue neurológica no Brasil. Em todo o país foram notificados 41 casos. Deste total, seis foram registrados no Pará.
Classificado pelo MS como “síndrome neurológica pós-histórico de dengue”, a dengue neurológica é uma complicação clínica que se manifesta no paciente durante um quadro de dengue clássica ou hemorrágica.“ Na dengue neurológica, o vírus atinge o cérebro causando uma inflamação local que produz no paciente dor de cabeça, desorientação, agitação e irritabilidade”, esclarece a infectologista Rita Medeiros.

Os sintomas incluem ainda convulsões, mudança de comportamento, paralisia facial e nos membros inferiores e dificuldades para falar, andar e comer. Medeiros ressalta que este tipo de doença é muito raro e ainda não fez vítimas fatais no Brasil. “Em geral são encefalites pouco comuns que não deixam seqüelas importantes nos pacientes”, afirma.A última epidemia de dengue neurológica no Brasil foi registrada em Rondônia entre os anos de 2004 e 2005, quando foram notificados 51 casos de pacientes com problemas neurológicos relacionados à dengue.

Daniele Dias

Tudo sobre a dengue

Nenhum comentário:

Postar um comentário