quarta-feira, 12 de setembro de 2012

AINDA HÁ TEMPO


Bem x mal

 
Meus amigos em alguns momentos fico a pensar. Onde vamos chegar? Tanta violência, desobediência, falta de amor, egoísmo, sede de poder, falcatruas, corrupção, falta de vergonha na cara, falta de humildade, toda esta lista e mais... Se resume em uma: Falta de Deus.
Nos dias atuais o homem cada dia se afasta mais e mais de Deus, num processo de rebeldia que culminará no futuro em muita dor e sofrimento. Deus nos deu como herança um precioso bem, o Livre arbítrio, para que nos pudéssemos obter méritos no uso deste, mas cada dia mais o homem está sendo conduzido e induzido a fazer mal uso. A humanidade está doente, estamos num processo de câncer avançando que vai minando a célula família que é o sustentáculo da sociedade, a base para que o individuo tenha um norteador na sua vida de cidadão. Muito tem que se fazer, a luta é gigante, faltam muitos trabalhadores na vinha, o Dono da vinha tem pressa, a colheita se aproxima do final, muitas uvas poderão se perder, o vinho de boa qualidade está ameaçado. Os trabalhadores que se dedicarem a esta empreitada terão recompensa e gozarão de prestígio junto ao Dono da vinha. Temos um remédio para combater este mal, oração e ação. Não podemos ficar indiferentes a esta realidade sob pena de sermos considerados negligentes e coniventes.
Se aproxima uma data, 7 de outubro, oportunidade de fazermos a escolha de quem deve nos governar a nível municipal  por mais 4 anos, e quem deve nos representar por mais 4 anos, a escolha errada, nos leva a um desgaste e um sofrimento, que nos mesmo provocamos ao fazermos a escolha errada, muitas vezes feita por sentimento egoísta e não coletivo, este é sem dúvida um dos maiores erros, o homem quando pensa de forma individualista esquece que o coletivo também precisa e tem direitos. Bem nem tudo está perdido! Ainda temos tempo para mudanças, principalmente de comportamento, mudança de direção, pois estamos muitas vezes na contramão de Jesus.


UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

terça-feira, 4 de setembro de 2012

E a família como vai?


 
"Em artigo veiculado recentemente na imprensa baiana, noticiou-se que Dom Lucas Mendes, Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, ‘reagiu indignado com os altos índices de divórcios registrados na cidade em 1996, afirmando ser esta causa das desgraças que estão acontecendo no Brasil”. Informado de que cerca de metade dos sete mil casamentos realizados em Salvador naquele ano foram desfeitos, Dom Lucas Mendes, ‘com a fisionomia carregada de muita tristeza’, assim declarou: "Só a oração, a reflexão sobre a importância da união matrimonial que multiplica criaturas, dará ao homem o sentido de viver bem, em paz." "

Já naquela época existia uma preocupação com a família, célula mater da sociedade. A família de hoje como vai? Se degradando lentamente, através de conceitos falsos, drogas, comportamentos imorais, decisões equivocadas, afastamento de Deus, e sobretudo determinados comportamentos calçados por "Direitos Iguais" . A Igreja através de pastorais, vem tentando melhorar este quadro, com ações positivas de Assistência e formação. Não adianta direitos iguais sem respeito, sem moral, sem formação, sem ética, estamos chegando em um ponto que podemos dizer caminhamos para a extinção da família, que é "marido + mulher + filhos". Hoje com a febre de consumismo existente  marido e mulher trabalham e raramente tem tempo para os filhos, deixando a educação para outros como: avós, babá, tios e até a escola entra no meio. Alguns pais tentam compensar a sua ausência perante aos filhos com presentes caros e de última geração, como se isto fosse substituir o amor, o carinho e a atenção que os filhos tanto requer. Mas o exemplo continua sendo o maior meio de ensino para os filhos, uma família equilibrada, com princípios religiosos e éticos,  são a base para se formar uma família cristã.



UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

Nota CNBB


Caratinga perde seu bispo emérito, dom Hélio Gonçalves Heleno
Morreu na manhã de hoje, 4 de setembro, às 4h30, o bispo emérito de Caratinga (MG), dom Hélio Gonçalves Heleno, 77 anos, decorrente de uma grave pneumonia. Dom Hélio estava internado no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, desde o dia 17 de agosto.

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

domingo, 2 de setembro de 2012

Porque ler a Bíblia?

Toda Bíblia é comunicação.

Estamos em uma era onde a violência é cada vez mais crescente, pessoas fazem tantas barbaridades por coisas tão insignificantes, escolhas que são feitas sem a percepção da consequência. As perguntas que sempre surgem em relação a situação em que o mundo se encontra são : ‘Qual é causa de todos os males?’ e ‘Quem poderá cobrar sobre algo que está certo ou errado?’
É na Bíblia Sagrada que consta a resposta para qualquer tipo de indagação, orienta o ser humano em assuntos que são impossíveis para a sociedade resolver, revela a real culpa pelos caos que assolam a humanidade, é a fonte da vida que cessa a sede espiritual, é o alimento para a alma amargurada, é a própria voz de Deus que fala de forma direta ao coração do homem.


Leia mais

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

Setembro mês da Biblia

Precisamos mais ler a Bíblia.




DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS
A PARTIR DO EVANGELHO DE MARCOS
IA proposta para o mês de setembro de 2012 é o estudo do Evangelho segundo Marcos associada ao Projeto nacional de Evangelização: O Brasil na missão Continental. Este projeto foi elaborado pela América Latina após a Conferência de Aparecida e reassumido pela Assembléia dos Bispos do Brasil em 2011.



UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA