sábado, 13 de agosto de 2011

O Semeador


Eis que o semeador saiu a semear.

E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram.

E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; 
mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se.

E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.

Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.
Quem tem ouvidos, ouça.

Considerações:

Semeador = "Deus"
Sementes =  "a palavra de Deus"
Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos.
Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam.
A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição.
Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.
Lucas 8.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O que Deus uniu o homem não separe...

Javé Deus disse: "Não é bom que o homem fique sozinho. Vou fazer para ele uma auxiliar que lhe seja semelhante" (Gênesis, 2-18).
Então Javé Deus fez o homem cair em um sono profundo. Tomou então uma costela do homem e no lugar fez crescer carne.
Depois da costela que tinha tirado do homem, Javé Deus modelou uma mulher, e apresentou-a para o homem. Então o homem exclamou: "Esta sim e osso dos meus ossos e carne da minha carne!  Ela será chamada mulher, porque foi tirada do homem!"
Por isso um homem deixa seu pai e sua mãe, e se une à sua mulher, e eles dois se tornam uma só carne.(Gênesis 2, 21-24).

O s fariseus se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram "É permitido o homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?" Jesus respondeu " Vocês nunca leram que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E que Ele disse. 'Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher, e os dois se tornará uma só carne'? Assim eles não são dois, mais uma só carne. Portanto,  o que Deus uniu, o homem não deve separar."
Os fariseus perguntaram a Jesus "porque Moisés mandou dar certidão de divórcio quado o homem despedir a  mulher." Jesus respondeu: "Moisés mandou dar certidão de divórcio, por causa da dureza do coração do homem. (Mt. 19, 3-7)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Jesus Voltara! - Mateus 24: Crise e recessão

Jesus Voltara! - Mateus 24: Crise e recessão: "Investidores de todo mundo estão em estado de profundo alerta com a possiblidade de uma resseção mundial , puxada pelos cortes do orçam..."

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A fidelidade de Jó


I. “Jó: a causa do sofrimento”

A história de Jó é uma das poucas na Bíblia em que vemos um vislumbre da razão divina para permitir que o sofrimento aconteça. Jó 1:6-12 e 2:1-6 revelam que as calamidades que Jó enfrentou estavam relacionadas ao conflito maior entre Deus e Satanás. O diabo procurou provar que Jó, o homem mais íntegro e reto na Terra (Jó 1:8), era fiel a Deus somente por causa de sua vida agradável e confortável, especificamente porque ele tinha riquezas materiais (Jó 1:10), e era abençoado com saúde física e bem-estar (Jó 2:5). Além disso, aprendemos que Satanás colocou em dúvida a fidelidade de Jó diante do exército celestial de Deus.

Pense nisto: Que lição há em saber que as causas do sofrimento de Jó estão ligadas diretamente com o conflito universal entre o bem e o mal? A história de Jó perdura como um lembrete de que, mesmo que não entendamos, como Jó, a razão do nosso sofrimento, podemos ter certeza de que a causa básica é a mesma. Como esse conhecimento pode capacitar nossa fé e nossa mente a suportar com resiliência nossas provações mais escuras?

II. Provas de fé
(Recapitule com a classe Jó 12-14.)
Nos capítulos 3, 7, 9, 10, 12-14, 16-17, 19, 21, 23-24 e 26-31, nos deparamos com o relato pessoal da perseverança de Jó para apegar-se à fé, em meio a uma luta para conciliar sua situação com seu conceito de Deus como justo e amoroso. Aqui vemos um Jó forçado aos limites de sua capacidade ­- física, mental e espiritual. Ele lamenta seu próprio nascimento, afirmando a inutilidade da vida. Desejaria estar morto. Ele diz que Deus o destruiu e vacila entre desesperar-se pela maneira de Deus lidar com sua situação e proclamar o poder de Deus como Redentor em sua vida, um Salvador pelo qual ele almeja.

Pense nisto: A crise de fé de Jó é familiar a qualquer pessoa que tenha experimentado uma tragédia sem sentido e perdas pessoais profundas. Sabemos que Jó era um homem de fé tão grande que ele foi destacado por Deus como "homem íntegro e reto", sem igual na Terra (Jó 1:8). No entanto, mesmo um homem como Jó pode ser levado a desconfiar de Deus, em sua dor e sofrimento. Considere que resiliência não significa que não existem momentos de dúvida profunda. Como a história de Jó mostra que ser resiliente não se mede pelos momentos individuais de força ou fraqueza ao longo do caminho, mas sim pela condição em que terminamos?

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Jesus anda sobre o mar


Mateus 14:22-33; Marcos 6:47-52; João 6:16-21


Jesus viu que os discípulos estavam remando com dificuldade e quiz estar com eles. Por isso, de madrugada (entre 3:00 e 6:00 hrs. da madrugada) Ele foi para onde estavam, andando sobre o mar. Quando os discípulos O viram, ficaram atemorizados e gritaram, pensando que era um fantasma! Mas Jesus disse:"Coragem! Sou eu. Não tenham medo!"
Pedro respondeu: "se for mesmo o Senhor, me manda andar até onde o Senhor sobre as águas." Jesus respondeu: "Venha!" Pedro saiu do barco e começou a andar sobre as águas em direção a Jesus. Mas logo reparou como estava forte o vento, teve medo e começou a afundar e gritou: "me salva, Senhor!" Imediatamente Jesus estendeu Sua mão, o segurou e disse: "homem de pequena fé! Por que você duvidou?"
Os dois entraram no barco, o vento parou e logo chegaram ao seu destino. E todos no barco O adoraram, dizendo: "o Senhor é mesmo o Filho de Deus!"


Esta passagem do Evangelho nos mostra que, devemos confiar plenamente no Senhor, devemos sim nas horas de aflição pedir socorro, pedir proteção, Ele é o nosso porto seguro, quem confia em Jesus jamais afundará nas turbulências da vida.