domingo, 31 de janeiro de 2021

Salomé, a seguidora de Jesus

Salomé foi uma das mulheres que acompanharam o ministério de Jesus na Galiléia. Ela aparece na narrativa bíblica sendo citada muito brevemente no episódio que envolve a crucificação de Jesus no calvário, e o seu sepultamento.

Embora apenas o Evangelho de Marcos cite nominalmente Salomé, é possivelmente que ela tenha sido mencionada indiretamente nos Evangelhos de Mateus, Lucas e João (19:25).

No Evangelho de Marcos ela é citada duas vezes. A primeira menção é exatamente no momento da crucificação, onde ela aparece ao lado de Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, acompanhando de longe a crucificação (Mc 15:40).

Depois, Salomé é citada novamente acompanhada de Maria Madalena e da outra Maria, indo até o sepulcro de Jesus na manhã da ressurreição para ungir o corpo do Senhor (Mc 16:1).

No Evangelho de Mateus, encontramos uma relação de três mulheres acompanhando a crucificação, sendo elas: Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu (Mt 27:56). Então, é possível que Salomé tenha sido a esposa de Zebedeu, e, consequentemente, a mãe de Tiago e João, apóstolos de Jesus (Mt 10:2-4).

O Evangelho de Lucas menciona algumas mulheres que estavam vendo a crucificação de longe (Lc 23:49), e que depois acompanharam o sepultamento do Senhor no tumulo preparado por José de Arimatéia. Quando Lucas fornece uma breve lista de nomes, ele não menciona o nome Salomé, porém ele acrescenta que havia outras mulheres juntamente com as que foram citadas (Lc 24:10).

Já o Evangelho de João fornece a seguinte relação de mulheres no momento da crucificação: Maria mãe de Jesus, a irmã dela, Maria mulher de Clopas e Maria Madalena (Jo 19:25). Algumas tradições identificam Salomé como sendo a irmã de Maria mãe de Jesus que aparece nesse texto de João, além de também relacioná-la como a mulher de Zebedeu. Se assim for, então os apóstolos João e Tiago, filhos de Zebedeu, eram primos de Jesus.

Vale também lembrar que, se Salomé de fato foi a mulher de Zebedeu, então é ela a mulher que aparece em Mateus 20:20 pedindo que Jesus permitisse que seus filhos sentassem ao lado d’Ele no Paraíso.

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA, QUE A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJA PRESENTE EM TODOS OS LARES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário