segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Acidente grave, a culpa é de Deus?

Motoristas envolvidos em acidente são ouvidos na tarde de hoje (Zenildo Meira/Agência A Tarde/AE)

Muitas pessoas ficam no questionamento, porque Deus permite tal coisa, muitos pais de família, crianças, mãe e etc. morrem em acidente grave em rodovias, catástrofes climáticas, acidente aéreos, naufrágios e por ai vai.
Neste último acidente no território baiano, entre um ônibus e uma carreta, no qual morreram 33 passageiros, a Culpa é de Deus que permitiu,  ou do motorista da carreta que foi imprudente dando contramão em lugar proibido? Acaso se o motorista respeitasse as leis de transito tivesse uma outra postura no volante, dirigindo com atenção e total responsabilidade, não teria evitado este acidente?
Pois é meus amigos à culpa de tudo é do próprio homem que hoje não respeita mais nada , nem a Deus, muito menso ao seu próximo.  Leia matéria sobre o acidente.

4 comentários:

  1. Concordo em gênero e grau. O homem é culpado, e essa culpa serve de exemplo para o próprio homem.
    O homem é um ser composto de corpo, alma e espírito. Por causa do seu pecado, o corpo está destinado a se corromper e morrer, e sua alma e espírito permanecem por toda a eternidade, em sofrimento, longe de Deus: isto é “perecer”, como Ele dizia.
    Deus é misericordioso e longânimo (2 Pedro 3:9). Ele demonstrou Seu amor pela humanidade que havia criado, agora rebelde, dando Seu Filho para vir até aqui e sofrer a agonia e morte da cruz a fim de que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. A vida eterna é conhecer o Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou (João 17:3). O crente já tem a vida eterna e, embora seu corpo passe pela morte, ele será ressuscitado com novo corpo glorioso “no último dia” (João 6:40).
    Bem, a fim de concluir o nosso pensamento, devemos dizer que o sofrimento é um intruso na criação de Deus. Deus nunca intencionou que ele existisse. Todavia, o pecado entrou em nosso mundo e em nossa existência e, com o pecado, vieram juntos o sofrimento, os conflitos, as dores, a corrupção e a morte. Portanto, se há um culpado por trás de tantas tragédias na história humana, este culpado certamente não pode ser Deus, mas sim o próprio ser humano.

    Devido à sua natureza pecadora, o ser humano consegue direta e indiretamente arrasar, destruir e corromper aquilo que Deus criou perfeito (por exemplo, a terra, o mar, o clima etc). Dessa forma, mais cedo ou mais tarde, o homem acaba se tornando o arquiteto da sua própria ruína.

    Sendo assim, quem é o culpado por existirem tantas tragédias? O diabo? Os demônios? O acaso? A própria natureza? Deus? O homem? Bem, penso que o ser humano, de forma geral, é o maior responsável pelas grandes tragédias de sua própria existência terrena. Seus atos, como se fossem poderosos bumerangues, de maneira inexplicável, cedo ou tarde, acabam voltando na direção de quem os arremessou.

    Além disso tudo, penso que o sofrimento, por mais desagradável que seja, tem inúmeros propósitos, tais como: 1) conscientizar-nos de que somos seres dependentes (de Deus); 2) fazer-nos ficar mais próximos de outros seres humanos, tornando-nos, inclusive, pessoas mais solidárias com o sofrimento alheio; 3) fazer o homem conhecer a sua própria miséria; 4) fazê-lo humilhar-se diante de Deus; e 5) fazê-lo saber que tudo na existência terrena é efêmero e que, portanto, ele (o homem) deve se voltar para valores transcendentes e eternos.

    Ora, se quiséssemos mesmo ser pessoas honestas, em vez de perguntarmos apenas: "Por que um Deus bom permite que o mal exista?", deveríamos perguntar: "Por que um Deus justo e santo permite que pecadores tão maus como eu e você ainda continuem vivos?".
    Por fim, Como bem declarou certo escritor "[...] o sofrimento insiste em ser notado. Deus sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nosso sofrimento: ele [o sofrimento] é o seu megafone [de Deus] para despertar um mundo surdo".

    O ano de 2012 mal iniciou e este megafone já foi utilizado inúmeras vezes. Aliás, não sabemos quantas vezes mais ele será usado. Diante disso, uma pergunta paira no ar: Quando será que nos despertaremos de nossa letargia?!

    Em Cristo,

    José Renato

    ResponderExcluir
  2. Renato na minha opinião, você, é muito feliz no seu comentário, Deus no seu amor incondicional pela humanidade, vem nos dando oportunidades por milênios, espera pacientemente até o último minuto para a salvação da nossa alma, porque voltarmos as costas para Ele, como você bem coloca, os megafones estão bradando por toda parte, mas todos estão surdos ou não querem ouvir, para sair-mos desta letargia, será necessário um fato maio que todos os já acontecidos, e com certeza ele virá, não porque Deus nos quer punir mais por causa do próprio homem que esta mais voltado para o ter do que o ser, precisamos valorizar mais do que nunca as famílias e orar e orar muito para que Deus tenha piedade de nós. Como dizia João Batista Arrependei-vos o fim está próximo.

    Tonhão

    ResponderExcluir
  3. Amem, Amem! Tonho. Grato.
    Fica com Deus sempre.

    ResponderExcluir
  4. Vamos lembrar da Mãe Santíssima que roga por nós todo o tempo. Nos Apelos Urgentes de Nossa Senhora de Anguera, Ela nos alerta sobre os grandes perigos do afastamento da Fé e da oração. Devemos ter vigilância constante. "Rezai, rezai e rezai" suplica-nos a Mãe da humanidade. Está sempre a nos lembrar que O Seu Amado Filho Jesus e Nosso Salvador deu a Sua vida em redenção de todos nós. Devemos agradecer de joelhos e crer que todas as coisas ruins passarão.
    Vanete Silva

    ResponderExcluir