domingo, 24 de julho de 2011

O tesouro escondido

 

Evangelho (Mateus 13,44-52)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.
47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes.
51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.
 Comentando.
► 44  - A compra do campo é como a realização de um sonho, de um propósito de vida, você consegue a graça, mas deve cultiva-la senão não haverá sentido, não haverá mérito. Jesus espera de nós atitude e firmeza para execução da nossa missão que nos foi confiada.
► 45 e 46 - A compra da perola (tesouro) é como alguém que desejava muito a realização de um sonho de um projeto, más ao recebe-lo, não soube o que fazer, não passou adiante os beneficios recebidos.
► 47, 48, 49 e 50 - Devemos ter o cuidado para sermos igual ao peixe bom, para que na hora da escolha pelo pescador (pelo Senhor) não sejamos descartado como um peixe ruim. Ou seja sejamos escolhidos por aquilo de bom que fizemos na nossa vida e o que fizemos pelos irmãos, principalmente por aqueles mais necessitados.
► 51 - Muitas vezes dizemos sim, mais será que nos estamos realmente cientes do que Deus quer de nós, será que realmente entendemos o que Cristo quis nos dizer. reflitamos sobre isto, principalmente nos dias de hoje.
► 52 - O tesouro que está dentro de nós, nos nossos corações, deve ser bem alimentado, para que todos os dias possamos mostrar firmeza nas nossas convicões, disposição para novas e importantes tarefas e missão, principalmente no seio da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário