domingo, 13 de junho de 2021

Santos Junino

No mes de junho comemora-se as datas de 3 santos muito populares, são eles:

13 - Santo Antonio
Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos.


24 - São João

Festa junina - São João, o Santo festeiro

 

Saiba um pouco da história de São João.

A festa de São João é talvez a mais importante comemoração das festas dos santos populares e ocorrem no mês de junho. Uma das teorias sobre a origem das festas juninas é que elas teriam surgido justamente a partir do nome de São João: as festas seriam antes chamadas de "Joaninas". Logo nos primeiros segundos do dia 24 de junho - data de nascimento do santo - já se ouve o estalar dos fogos de artifício festejando a figura de São João Batista por todo o país.

29 - São Pedro.

Pedro era um dos apóstolos mais próximos de Cristo, que justificou a escolha do nome pelo fato de Pedro significar pedra, e assim Jesus pretendia edificar sua igreja, sobre a rocha ou pedra. É bastante comum ouvirmos falar de são Pedro como o guardião das portas do céu; ele também é considerado como o santo padroeiro dos pescadores. Este santo, assim como os outros dois festejados no mês de junho, são reverenciados em outros países além do Brasil, especialmente em Portugal. A festa junina dedicada a este santo encerra as comemorações deste mês, já que acontece no dia 29.
Apóstolo  Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário