quarta-feira, 22 de agosto de 2012

24º ECC da Paróquia do CIA

Neste final de semana (24, 25 e 26) será realizado o XXIV ECC da Paróquia do Cia. Sob a direção espiritual do Pe. André Alexandre, com acompanhamento do Diácono Antônio Migue, e Coordenação Geral do Casal Roger e Ângela. 

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mês Vocacional



Agosto é o mes vocacional. Vale a pena recordar o que celebramos no mês de agosto: no primeiro domingo destacamos o dia do Padre, a motivaçao é a festa de São João Maria Vianney. no segundo domingo celebramos o dia dos Pais, recordamos, entao o chamado a gerar a vida, a continuar com a obra criadora de Deus. Ser Pai e ser Mãe, constituir familia, assumir um estado de vida na Igreja. Motivados pela festa da Assunção de Maria, modelo de todos aqueles que dizem SIM, celebramos no terceiro domingo a vocação religiosa, masculina e femenina. e no quarto domingo recordamos todos os minsiterios leigos e no quinto domingo a vocação dos catequistas.
Por isso convidamos a todos para que rezem pelas vocações. Para que Hajam mais sacerdotes, mais religiosos, mais leigos comprometidos com nossa Igreja Povo de Deus.


ORAÇÃO VOCACIONAL
Senhor da Messe e Pastor do rebanho,
faze ressoar em nossos ouvidos teu forte
e suave convite: "Vem e Segue-me"!
Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele
nos dê sabedoria para ver o caminho e
generosidade para seguir tua voz.

Senhor, que a Messe não se perca por falta
de operários. Desperta nossas comunidades
para a Missão. Ensina nossa vida a ser
serviço. Fortalece os que desejam dedicar-se
ao Reino na diversidade dos
ministérios e carismas.

Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de
Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos,
padres, diáconos, religiosos, religiosas e
ministros leigos e leigas. Dá perseverança a
todos os vocacionados. Desperta o coração
de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores
do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.



UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Festa da Assunção de Nossa Senhora aos Céus


Assunção de Nossa Senhora.
 
O dogma da Assunção se refere a que a Mãe de Deus, ao cabo de sua vida terrena foi elevada em corpo e alma à glória celestial.

Este dogma foi proclamado pelo Papa Pio XII, no dia 1 de novembro de 1950, na Constituição Munificentissimus Deus:

'Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para glória de Deus onipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar benevolência;para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória do céu'.

Agora bem, Porquê é importante que os católicos recordemos e aprofundemos no Dogma da Assunção da Santíssima Virgem Maria ao Céu?

O Novo Catecismo da Igreja Católica responde à esta interrogação: 

"A Assunção da Santíssima Virgem constitui uma participação singular na Ressurreição do seu Filho e uma antecipação da Ressurreição dos demais cristãos"(966).

A importância da Assunção para nós, homens e mulheres do começo do Terceiro Milênio da Era Cristã, radica na relação que existe entre a Ressurreição de Cristo e nossa. A presença de Maria, mulher da nossa raça, ser humano como nós, quem se encontra em corpo e alma já glorificada no Céu, é isso: uma antecipação da nossa própria ressurreição.

Mais ainda, a Assunção de Maria em corpo e alma ao céu é um dogma da nossa fé católica, expressamente definido pelo Papa Pio XII pronunciando-se 'ex-cathedra'. E... Quê é um Dogma?
Posto nos termos mais simples, Dogma é uma verdade de Fé, revelada por Deus (na Sagrada Escritura ou contida na Tradição), e que também é proposta pela Igreja como realmente revelada por Deus.

Neste caso se diz que o Papa fala 'ex-cathedra', quer dizer, que fala e determina algo em virtude da autoridade suprema que tem como Vigário de Cristo e Cabeça Visível da Igreja, Mestre Supremo da Fé, com intenção de propor um assunto como crença obrigatória dos fiéis católicos.

O Novo Catecismo da Igreja Católica (966) nos explica assim, citando a Lumen Gneitium 59, que à sua vez cita a Bula da Proclamção do dogma: 

'Finalmente a Virgem Imaculada, preservada livre de toda macha de pecado original, terminado o curso da sua vida terrena foi levada à glória do Céu e elevada ao trono do Senhor como Rainha do Universo, para ser conformada mais plenamente a Seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte'. 

E o Papa João Paulo II, em uma das suas catequeses sobre a Assunção, explica isto mesmo nos seguintes termos:

'O dogma da Assunção, afirma que o corpo de Maria foi glorificado depois de sua morte. Com efeito, enquanto para os demais homens a ressurreição dos corpos ocorrerá no fim do mundo, para Maria a glorificação do seu corpo se antecipou por singular privilégio' (JPII, 2- Julho-97).



'Contemplando o mistério da Assunção da Virgem, é possível compreender o plano da Providência Divina com respeito a humanidade: depois de Cristo, Verbo Encarnado, Maria é a primeria criatura humana que realizou o ideal escatológico, antecipando a plenitude da felicidade prometida aos eleitos mediante a ressurreição dos corpos' (JPII, Audiência Geral do 9-julho-97). Continua o Papa: 'Maria Santíssima nos mostra o destino final dos que 'escutam a Palavra de Deus e a cumprem'(Lc. 11,28). Nos estimula a elevar nosso olhar às alturas onde se encontra Cristo, sentado à direita do Pai, e onde também está a humilde escrava de Nazaré, já na glória celestial'(JPII, 15-agosto-97). 

Os homens e mulheres de hoje vivemos pendentes do enigma da morte. Ainda que o enfoquemos de diversas formas, segundo a cultura e crenças que tenhamos, por mais que o evadimos em nosso pensamento por mais que tratemos de prolongar por todos os meios ao nosso alcance nossos dias na terra, todos temos uma necessidade grande desta esperança certa de imortalidade contida na promessa de Cristo sobre nossa futura ressurreição.

Muito bem faria a muitos cristãos ouvir e ler mais sobre este mistério da Assunção de Maria, o qual nos diz respeito tão diretamente. Por quê se chegou a difundir-se a crença no mito pagão da re-encarnação entre nós? Se pensamos bem, estas idéias estranhas à nossa fé cristão vieram metendo-se na medida em que deixamos de pensar, de predicar e de recordar aos mistérios, que como o da Assunção, têm a ver com a outra vida, com a escatologia, com as realidades últimas do ser humano.

O mistério da Assunção da Santíssima Virgem Maria ao Céu nos convida a fazer uma pausa na agitada vida que levamos para refletir sobre o sentido da nossa vida aqui na terra, sobre o nosso fim último: a Vida Eterna, junto com a Santíssima Trindade, a Santíssima Virgem Maria e os Anjos e Santos do Céu. O fato de saber que Maria já está no Céu gloriosa em corpo e alma, como nos foi prometido aos que façamos a Vontade de Deus, nos renova a esperança em nossa futura imortalidade e felicidade perfeita para sempre.
UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

sábado, 18 de agosto de 2012

Apelo do Papa

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA


Apelo do papa pelas populações atingidas por inundações e terremoto


Angelus_do_Papa_2012O papa Bento XVI, durante a oração do Angelus, expressou sua solidariedade às populações das Filipinas e China, duramente atingidas por violentas chuvas, como também o Noroeste do Irã, atingido por um violento terremoto, que provocaram numerosas vítimas e feridos, milhares de deslocados e grandes prejuízos.
“Convido-os a se unirem à minha oração por aqueles que perderam a vida e por todas as pessoas provadas por essas calamidades devastadoras. Não falte a estes irmãos nossa solidariedade e nossa ajuda”, disse o papa.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

São Roque

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

Fiéis iniciam comemorações ao dia de São Roque em Salvador (Foto: Egi Santana/ G1)

Os fiéis baianos comemoram nesta quinta-feira (16) o dia de São Roque, considerado pelos católicos como o protetor das doenças e enfermidades. Logo cedo, por volta das 5h30, uma alvorada de fogos avisava, em frente à Paróquia da Ressureição, em Ondina, que o dia seria dedicado ao santo. Na sequência, os fiéis fizeram a cerimônia de reza dos terços e a primeira missa foi iniciada por volta das 7h.

São Roque também é chamado de Obaluaê, ou Omolu, para os adeptos do Candomblé. O orixá é responsável tanto pela cura, quanto pela disseminação de doenças infecto-contagiosas.Se no interior da igreja os católicos fazem suas comemoração, na área externa os adeptos da religião africana também se reúnem em comemoração ao santo protetor. Do lado de fora, membros dos terreiros de Candomblé próximos à igreja realizam a lavagem das escadarias.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Jornada Mundial da Juventude

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA


1.500 católicos do AM se preparam para a Jornada Mundial da Juventude.
Evento católico deve reunir mais cinco milhões de jovens do mundo inteiro.
Juventude católica do Amazonas levantam fundos para ir ao encontro.

 A oportunidade de ver o papa e poder compartilhar momentos de fé com jovens católicos de diferentes países. Esse é o objetivo de mais de 1.500 jovens amazonenses

Brasileiros na Espanha comemoraram escolha do Rio de Janeiro como sede da próxima JMJ. (Foto: Cesar Manso / AFP Photo)em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento reuniu mais de dez milhões de pessoas na edição do ano passado, em Madrid. Este ano, a JMJ será no Rio de Janeiro e cerca de cinco milhões de jovens são previstos pela Arquidiocese de Manaus para o encontro.

Tradicionalmente, os jovens costumam se preparar com bastante antecedência para a JMJ. No Brasil não foi diferente e, na capital amazonense, paroquianos estão se organizando em caravanas realizando atividades para angariar fundos e auxiliar na ida dos jovens católicos amazonenses.

domingo, 12 de agosto de 2012

Mensagem aos pais

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA



Pais e filhos não foram feitos para ser amigos. Foram feitos para ser pais e filhos.
Mensagem aos Pais
A vocês, que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado. A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças, não bastaria um muito obrigado. A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos. Pela longa espera e compreensão durante nossas longas viagens, não bastaria um muitíssimo obrigado. A vocês, pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso. Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar. Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras.
Amamos vocês!