domingo, 31 de janeiro de 2016

Santo do dia - 31/01/16 - São João Bosco

São João BoscoDom Bosco, criador dos oratórios; catequeses e orientações profissionais, era exemplo para os jovens

Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.
Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.
Dom Bosco, criador dos oratórios; catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.
Para a Canção Nova, para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.
São João Bosco, rogai por nós!
UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

Liturgia Diária - 31/01/16

Primeira Leitura (Jr 1,4-5.17-19)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias:
Nos dias de Josias, rei de Judá, 4foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5“Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações.
17Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo, senão eu te farei tremer na presença deles.
18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; 19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te”, diz o Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 70)
— Minha boca anunciará todos os dias/ vossas graças incontáveis, ó Senhor!
— Minha boca anunciará todos os dias/ vossas graças incontáveis, ó Senhor!
— Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor:/ que eu não seja envergonhado para sempre!/ Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!/ Escutai a minha voz, vinde salvar-me!
— Sede uma rocha protetora para mim,/ um abrigo bem seguro que me salve!/ Porque sois a minha força e meu amparo,/ o meu refúgio, proteção e segurança! / Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.
— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,/ em vós confio desde a minha juventude!/ Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,/ desde o seio maternal, o meu amparo.
— Minha boca anunciará todos os dias/ vossa justiça e vossas graças incontáveis./ Vós me ensinastes desde a minha juventude,/ e até hoje canto as vossas maravilhas.
Segunda Leitura (1Cor 12,31-13,13)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 31Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior.
13,1Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.
2Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada.
3Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria.
4A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; 5não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; 6não se alegra com a iniquidade, mas se regozija com a verdade. 7Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo.
8A caridade não acabará nunca. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.
9Com efeito, o nosso conhecimento é limitado e a nossa profecia é imperfeita. 10Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.
11Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança.
12Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então, veremos face a face. Agora conheço apenas de modo imperfeito, mas, então, conhecerei como sou conhecido.
13Atualmente, permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Lc 4,21-30)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, estando Jesus na sinagoga, começou a dizer: 21“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.
22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?”
23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”.
24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.
25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.
27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.
28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

Provérbios 31

Últimas notícias

Veja avanço do vírus Zika no mundo

EBC - ‎há 2 horas‎
Entre 3 e 4 milhões de pessoas devem contrair o vírus Zika em 2016 no continente americano, sendo que 1,5 milhão desses casos devem ser registrados no Brasil. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Organização Pan-Americana da ...

Temer faz ofensiva sobre aliados de Renan para evitar chapa de oposição

Jornal Correio do Povo de Alagoas - ‎há 59 minutos‎
Grupo do presidente do Senado avalia disputar a presidência do PMDB. Pressionado, Temer passou a viajar pelo país para buscar apoio à reeleição. Disposto a costurar um acordo com adversários internos para permanecer no comando do PMDB pelos ...

Domingo é de chuva, e transtornos de temporal continuam em Porto Alegre

Globo.com - ‎há 2 horas‎
Em meio aos trabalhos para recuperar os estragos causados pelo temporal de sexta-feira (29) para sábado (30), o domingo é de chuva em Porto Alegre. A cidade segue com diversas ruas bloqueadas por árvores caídas, semáforos estão desligados, ...

Correios abrem edital para oferecer serviço de telefonia celular

EBC - ‎há 3 horas‎
Os Correios abriram concorrência para empresas interessadas no projeto de exploração do serviço de telefonia móvel por meio de rede virtual. A estatal escolherá uma operadora de celular como seu representante. A empresa selecionada oferecerá o ...

Primárias americanas têm início em meio a cenário imprevisível

Jornal do Brasil - ‎há 45 minutos‎
Nesta segunda-feira (1°) será enfim dada a largada para a corrida presidencial nos EUA, com a primeira primária eleitoral sendo realizada no estado de Iowa, localizado na Região Centro-Oeste do país. Lá o eleitorado começa a definir quem será nomeado ...

Apesar de chegada de ajuda humanitária, 18 civis morrem de fome em Madaya

Terra Brasil - ‎30 de jan de 2016‎
Pelo menos 18 civis morreram pela falta de alimentos e remédios nos últimos 20 dias na cidade de Madaya, no oeste da Síria, sitiada pelas forças do regime do presidente do país, Bashar al Assad, apesar da chegada de ajuda humanitária no dia 11 de ...

Dezenas de homens mascarados atacam migrantes em Estocolmo

Globo.com - ‎30 de jan de 2016‎
Dezenas de homens mascarados, supostamente ligados a hooligans e a um grupo neonazista, reuniram-se na sexta-feira (29) à noite no centro de Estocolmo para atacar migrantes, informou neste sábado (30) a polícia sueca. Nenhuma vítima havia ...

Obama fará primeira visita a uma mesquita nos EUA

Brasil 247 - ‎há 2 horas‎
Reuters - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizará sua primeira visita como presidente a uma mesquita nos EUA na próxima semana em defesa da liberdade religiosa, afirmou a Casa Branca, após a crescente onda anti-Islã no país.

Rússia desmente ter violado espaço aéreo turco

Terra Brasil - ‎há 2 horas‎
O Ministério da Defesa russo desmentiu hoje (30) que um avião militar tenha violado o espaço aéreo turco e classificou a denúncia da Turquia como “propaganda vazia”, adiantou a agência EFE. “Não houve qualquer violação do espaço aéreo da Turquia ...

Tiroteio em show de motocicletas deixa uma pessoa morta no Colorado, nos EUA

Jornal do Brasil - ‎há 42 minutos‎
Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas na tarde deste sábado (30) devido a tiroteio ocorrido em show de motocicletas no Coliseu de Denver, capital do estado norte-americano de Colorado. O Coliseu de Denver é uma área de exposição com ...

Bruno Soares celebra dois troféus na Austrália: 'Difícil explicar a sensação'

R7 - ‎há 11 minutos‎
O Aberto da Austrália de 2016 definitivamente não sairá da memória de Bruno Soares. O brasileiro não só faturou seu primeiro título de Grand Slam nas duplas masculinas, como repetiu a dose nas duplas mistas menos de 24 horas depois e deixará ...

Zelador diz que Lula e Marisa deixaram de frequentar condomínio Solaris

ARIQUEMES ONLINE - ‎há 8 minutos‎
O zelador do condomínio Solaris, no Guarujá, litoral sul de São Paulo, José Afonso Pinheiro, de 46 anos, afirmou ao Estado que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não aparece no prédio desde que se tornou pública a informação de que ele e sua ...

Cooperativa relata propina a ex-secretário de Geraldo Alckmin

Tribuna do Norte - Natal - ‎há 9 horas‎
O executivo Cássio Chebabi, alvo da Operação Alba Branca - investigação sobre fraudes na merenda escolar -, declarou à polícia que o lobista Marcel Ferreira Júlio lhe contou que o ex-secretário estadual da Educação (gestão Geraldo Alckmin, do PSDB) ...

Grã-Bretanha recomenda uso de camisinha para homens que forem ao Brasil

180graus.com - ‎há 13 horas‎
O temor de uma possível transmissão sexual do zika vírus levou autoridades de saúde da Grã-Bretanha a recomendar que casais adiem planos de gravidez e usem proteção em relações sexuais por até seis meses se o homem tiver ido a uma área com ...

UBS prevê queda de 3,8% para o PIB neste ano

Jornal do Comércio - ‎há 15 horas‎
O banco suíço UBS cortou sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2016 de queda de 2,8% para retração de 3,8%, com estimativas de recuo de 14% nos investimentos e de 4,4% no consumo privado. "Os dados de atividade seguem ...

O segredo que faz da Alemanha a economia mais sólida do mundo

Globo.com - ‎há 3 horas‎
Sistema que congrega capitalismo, altos salários e grande participação das forças de trabalho nos processos de decisão levou país a sair fortalecido de várias crises. Marcelo JustoDa BBC. Particularidades da indústria alemã ajudam a explicar sucesso de ...

Forte valorização do dólar ante real deu força à inflação ao produtor, diz IBGE

Estado de Minas - ‎29 de jan de 2016‎
Rio, 29 - A forte valorização do dólar ante o real em 2015 foi o principal combustível para o avanço de 8,84% no Índice de Preços ao Produtor (IPP) no ano passado, explicou Manuel Campos Souza Neto, técnico da Coordenação de Indústria do Instituto ...

Ministério repassa R$ 2,9 bilhões do Funcafé para bancos

Jornal do Brasil - ‎há 16 horas‎
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento repassou até esta sexta-feira (29) mais de R$ 2,9 bilhões às instituições financeiras que operam com Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). As liberações para as 29 instituições financeiras ...

Yoga 900, da Lenovo, chega ao Brasil por R$11 mil.

Momento Verdadeiro - ‎há 1 hora‎
Chegou ao Brasil mais um notebook da Lenovo, o Yoga 900. O aparelho possui uma dobradiça que permite que seja usado de quatro modos: laptop, apresentação, tenda e tablet. De acordo com informações do site Oficina da Net, o notebook conta com ...

Apple anuncia recall de carregadores que podem dar choque elétrico

Teciber - ‎há 17 horas‎
Apple orienta os usuários a fazerem a troca gratuitamente em uma loja oficial ou em um estabelecimento autorizado. A Apple anunciou em seu site oficial um recall de carregadores de aparelhos da marca que podem quebrar e gerar choque elétrico quando ...

Computador vence campeão de jogo de estratégia chinês pela 1ª vez

Globo.com - ‎há 16 horas‎
O jogador Fan Hui, atual campeão europeu do jogo, foi derrotado pelo software AlphaGo, criado pela divisão DeepMind, do Google. Da BBC. Facebook · Twitter · Google+ · Pinterest. Go, um jogo chinês de estratégia que é considerado um dos mais antigos ...

Samsung Galaxy S7, 17h de autonomia?

CCM - ‎há 1 hora‎
O lançamento comercial do Samsung Galaxy S7 atrai todas as atenções, a poucos dias da abertura do Mobile World Congress. Todos aqueles que dependem do mundo dos smartphones estarão, certamente, em Barcelona para descobrir, a partir de 21 de ...

De "50 Tons Mais Escuros": Kim Basinger vai interpretar Elena Lincoln, ex-amante de Christian Grey

Purebreak Brasil - ‎há 5 horas‎
O próximo filme da franquia "Cinquenta Tons de Cinza" vai estar cheio de novidades! E olha que o Purebreak nem tá se referindo à escalação de um novo diretor, hein. Isso porque a última notícia sobre a sequência "Cinquenta Tons Mais Escuros" envolve ...

Ennio Morricone vai receber seu Globo de Ouro em Roma

Jornal Floripa - ‎há 19 horas‎
O compositor italiano Ennio Morricone vai receber neste sábado (30) em Roma, na Itália, durante uma cerimônia especial, o Globo de Ouro pela trilha sonora do filme “Os oito odiados“, de Quentin Tarantino. O lendário músico de 87 anos não pôde viajar a ...

«Caso Spotlight» melhor filme nos prémios do Sindicato dos Atores

A Bola - ‎há 1 hora‎
«Caso Spotlight», baseado na investigação jornalística sobre abusos sexuais a menores na igreja católica, venceu na categoria de melhor filme do ano, pelo Sindicato de Atores dos Estados Unidos (SAG), atribuídos em Los Angeles. Leonardo DiCaprio, em ...

"Quando ouvirem o disco, vão me entender", diz Zayn Malik, ex-One Direction

Virgula - ‎29 de jan de 2016‎
Primeiro ex-integrante do One Direction a sair em carreira solo, Zayn Malik lançou na quinta (28) o vídeo do primeiro single Pillowtalk, do álbum Mind of Mine, que sai no dia 25/3. Dirigido por Bouha Kazmi, o vídeo tem participação da modelo Gigi Hadid.

Soberano, Novak Djokovic derrota Andy Murray e conquista sexto título na Austrália

Superesportes - ‎há 1 hora‎
Novak Djokovic estabeleceu sua era no tênis mundial. O jogador sérvio imperou na manhã deste domingo, não deu chances ao instável escocês Andy Murray e fechou sua participação no Aberto da Austrália com mais um título de Grand Slam na carreira, ...

Lino critica desempenho do Fla contra o Boavista: "Preguiça não ganha jogo"

Globo.com - ‎há 2 horas‎
O Flamengo estreou com empate por 1 a 1 contra o Boavista pelo Carioca. Após quebrar o jejum contra o Galo, Guerrero marcou novamente, mas a equipe de Saquarema igualou o placar com Leandrão, após falha do zagueiro Wallace, neste sábado, em ...

Bruno Soares descarta comparações a Guga: 'Ele é um herói, está acima do esporte'

ESPN.com.br - ‎há 27 minutos‎
Um fim de semana praticamente inigualável, como ele mesmo diz. Mesmo assim, Bruno Soares está muito longe de poder se comparar a Gustavo Kuerten. Ao menos essa é a opinião do mineiro, campeão duplamente no Australian Open, com os títulos das ...

Após vaias na Primeira Liga, Internacional estreia contra o Ypiranga pelo Campeonato Gaúcho

Superesportes - ‎há 47 minutos‎
Neste domingo, o Internacional recebe o Ypiranga, às 19h30 (de Brasília), no Beira-Rio, pela primeira rodada do campeonato Gaúcho. O Colorado tentará uma boa atuação para animar sua torcida para 2016 já que, na última quarta-feira, o clube apenas ...

Estudante de medicina é morto por policial militar dentro de boate

Jornal Dia a Dia - ‎há 5 horas‎
Um estudante de medicina, de 23 anos, foi assassinado com quatro tiros na madrugada deste sábado (30) enquanto estava dentro de uma boate, na cidade de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, um policial militar de Goiás ...

Mutirão de combate ao Aedes aegypti é realizado em 250 cidades de SP

Globo.com - ‎há 14 horas‎
Em Franca, sirene dos bombeiros fez muita gente levantar bem cedo. Drones ajudaram a fiscalizar terrenos de casas com muros altos. Facebook · Twitter · Google+ · Pinterest. Moradores de 250 cidades do estado de São Paulo se uniram neste sábado (30) ...

Doença que paralisa músculo é associada à chikungunya

Radio Grande FM - ‎há 4 horas‎
Uma nova complicação, decorrente da chikungunya, está relacionada à morte de uma jovem indígena no Recife. A paciente Danielle Marques de Santana, que morreu no dia 7, desenvolveu a miosite, uma inflamação muscular com sintomas semelhantes ...

Campanha de prevenção às DSTs no Carnaval é lançada em Salvador

Boa Informação - ‎30 de jan de 2016‎
O Brasil registrou, em 2015, recorde no número de pessoas em tratamento de HIV e aids: 81 mil brasileiros começaram a se tratar no ano passado, um aumento de 13% em relação a 2014, quando 72 mil pessoas aderiram aos medicamentos. De 2009 a ...

Região central de Dourados recebeu nesta sexta ação de combate ao Aedes

Radio Grande FM - ‎30 de jan de 2016‎
Com um índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em 3,7%, conforme o último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), a área central de Dourados foi alvo de uma força-tarefa nesta sexta-feira durante todo o dia, das 7h às 17h.

Movimento Transexual cresce e intensifica luta contra estereótipos

Jornal Floripa - ‎há 20 horas‎
50 transexuais foram assassinados no Brasil até esta quarta (29), Dia da Visibilidade Trans. O país tem a marca de ser o lugar onde mais se mata travestis e transexuais no mundo, segundo pesquisa da ONG Transgender Europe, baseada em informações ...

Governo estadual garante que não faltará vacina, apesar de mudanças no calendário

Correio do Estado - ‎há 19 horas‎
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nota afirmando que não haverá falta de vacina neste ano por conta de recentes alterações da União. Havia temor sobre essa deficiência com a mudança no calendário para 2016, promovida pelo Ministério ...
UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA