sábado, 29 de setembro de 2012

Dia de São Miguel Arcanjo

 


Ele é considerado o mais importante de todos os Anjos na tradição cristã, judia e islâmicas. Nestas três tradições, Miguel trabalha incansavelmente a fim de criar um mundo de paz e harmonia. Ele é o chefe e protetor daqueles que buscam ter Deus em suas vidas.

Miguel é o único arcanjo mencionado pelo nome nos textos religiosos do Judaísmo e do Islamismo, assim como na Bíblia.

O nome Miguel foi interpretado de várias maneiras. Pode significar "que é como Deus", "quem é semelhante a Deus?" ou "quem é semelhante ao Senhor". Eles revelam a sua importância, utilizando nomes diferentes, Miguel assistiu a humanidade desde o princípio.

Ele é conhecido como INDRA no Rio Veda indiano, VAHMAN na enciclopédia Denkard persa, MARDUK na Epopéia Babilônica da criação e APOLO no Hino de Homero a Apolo. Foi associado também ao Deus egípcio Anúbis, que "pesava almas".

Assim conta a Bíblia que... quando Lúcifer, recusava submeter-se e adorar a Deus, e, como resultado, Miguel o expulsou do céu com seus seguidores. A batalha entre o dragão e Lúcifer pode ser encontrada no Apocalipse (12:7-17).

Uma lenda antiga diz que Miguel acorrentou os anjos derrotados no meio do ar até o Dia do Julgamento. Então Deus recompensou-o com a permissão de receber as almas imortais enquanto entravam no céu. Miguel pesa estas almas para avaliar suas boas e más ações.(salmo 62:9, Daniel 5:27)


Desde o século V, os romanos comemoram no dia 29 de Setembro o Dia de Arcanjo Miguel e também a igreja Católica comemora neste dia o Dia de Todos os Anjos.

Acenda uma vela dourada (ou branca) e azul índigo (ou azul clara) faça seus pedidos .

Conecte-se com o Arcanjo Miguel hoje e sempre !!!


UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cosme e Damião

Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.
No Brasil, em 1530, a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.
No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia de São Mateus


UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

São Mateus

São Mateus
 A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: "Segue-me" deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada aodinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã! 

Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Encontramos no Evangelho de São Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para a grande festa de despedida em sua casa. Assim, uma numerosa multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

AINDA HÁ TEMPO


Bem x mal

 
Meus amigos em alguns momentos fico a pensar. Onde vamos chegar? Tanta violência, desobediência, falta de amor, egoísmo, sede de poder, falcatruas, corrupção, falta de vergonha na cara, falta de humildade, toda esta lista e mais... Se resume em uma: Falta de Deus.
Nos dias atuais o homem cada dia se afasta mais e mais de Deus, num processo de rebeldia que culminará no futuro em muita dor e sofrimento. Deus nos deu como herança um precioso bem, o Livre arbítrio, para que nos pudéssemos obter méritos no uso deste, mas cada dia mais o homem está sendo conduzido e induzido a fazer mal uso. A humanidade está doente, estamos num processo de câncer avançando que vai minando a célula família que é o sustentáculo da sociedade, a base para que o individuo tenha um norteador na sua vida de cidadão. Muito tem que se fazer, a luta é gigante, faltam muitos trabalhadores na vinha, o Dono da vinha tem pressa, a colheita se aproxima do final, muitas uvas poderão se perder, o vinho de boa qualidade está ameaçado. Os trabalhadores que se dedicarem a esta empreitada terão recompensa e gozarão de prestígio junto ao Dono da vinha. Temos um remédio para combater este mal, oração e ação. Não podemos ficar indiferentes a esta realidade sob pena de sermos considerados negligentes e coniventes.
Se aproxima uma data, 7 de outubro, oportunidade de fazermos a escolha de quem deve nos governar a nível municipal  por mais 4 anos, e quem deve nos representar por mais 4 anos, a escolha errada, nos leva a um desgaste e um sofrimento, que nos mesmo provocamos ao fazermos a escolha errada, muitas vezes feita por sentimento egoísta e não coletivo, este é sem dúvida um dos maiores erros, o homem quando pensa de forma individualista esquece que o coletivo também precisa e tem direitos. Bem nem tudo está perdido! Ainda temos tempo para mudanças, principalmente de comportamento, mudança de direção, pois estamos muitas vezes na contramão de Jesus.


UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

terça-feira, 4 de setembro de 2012

E a família como vai?


 
"Em artigo veiculado recentemente na imprensa baiana, noticiou-se que Dom Lucas Mendes, Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, ‘reagiu indignado com os altos índices de divórcios registrados na cidade em 1996, afirmando ser esta causa das desgraças que estão acontecendo no Brasil”. Informado de que cerca de metade dos sete mil casamentos realizados em Salvador naquele ano foram desfeitos, Dom Lucas Mendes, ‘com a fisionomia carregada de muita tristeza’, assim declarou: "Só a oração, a reflexão sobre a importância da união matrimonial que multiplica criaturas, dará ao homem o sentido de viver bem, em paz." "

Já naquela época existia uma preocupação com a família, célula mater da sociedade. A família de hoje como vai? Se degradando lentamente, através de conceitos falsos, drogas, comportamentos imorais, decisões equivocadas, afastamento de Deus, e sobretudo determinados comportamentos calçados por "Direitos Iguais" . A Igreja através de pastorais, vem tentando melhorar este quadro, com ações positivas de Assistência e formação. Não adianta direitos iguais sem respeito, sem moral, sem formação, sem ética, estamos chegando em um ponto que podemos dizer caminhamos para a extinção da família, que é "marido + mulher + filhos". Hoje com a febre de consumismo existente  marido e mulher trabalham e raramente tem tempo para os filhos, deixando a educação para outros como: avós, babá, tios e até a escola entra no meio. Alguns pais tentam compensar a sua ausência perante aos filhos com presentes caros e de última geração, como se isto fosse substituir o amor, o carinho e a atenção que os filhos tanto requer. Mas o exemplo continua sendo o maior meio de ensino para os filhos, uma família equilibrada, com princípios religiosos e éticos,  são a base para se formar uma família cristã.



UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

Nota CNBB


Caratinga perde seu bispo emérito, dom Hélio Gonçalves Heleno
Morreu na manhã de hoje, 4 de setembro, às 4h30, o bispo emérito de Caratinga (MG), dom Hélio Gonçalves Heleno, 77 anos, decorrente de uma grave pneumonia. Dom Hélio estava internado no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, desde o dia 17 de agosto.

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

domingo, 2 de setembro de 2012

Porque ler a Bíblia?

Toda Bíblia é comunicação.

Estamos em uma era onde a violência é cada vez mais crescente, pessoas fazem tantas barbaridades por coisas tão insignificantes, escolhas que são feitas sem a percepção da consequência. As perguntas que sempre surgem em relação a situação em que o mundo se encontra são : ‘Qual é causa de todos os males?’ e ‘Quem poderá cobrar sobre algo que está certo ou errado?’
É na Bíblia Sagrada que consta a resposta para qualquer tipo de indagação, orienta o ser humano em assuntos que são impossíveis para a sociedade resolver, revela a real culpa pelos caos que assolam a humanidade, é a fonte da vida que cessa a sede espiritual, é o alimento para a alma amargurada, é a própria voz de Deus que fala de forma direta ao coração do homem.


Leia mais

UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA

Setembro mês da Biblia

Precisamos mais ler a Bíblia.




DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS
A PARTIR DO EVANGELHO DE MARCOS
IA proposta para o mês de setembro de 2012 é o estudo do Evangelho segundo Marcos associada ao Projeto nacional de Evangelização: O Brasil na missão Continental. Este projeto foi elaborado pela América Latina após a Conferência de Aparecida e reassumido pela Assembléia dos Bispos do Brasil em 2011.



UMA CASA CHEIA DE AVE MARIA É UMA CASA CHEIA DE GRAÇA