quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Quem me rejeita


Evangelho (Lucas 10,13-16)




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.15Ai de ti, Carfanaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

► Ai daquele que rejeita a verdade,  poque nada é mais importante do que Jesus e o que ele nos ensina é nossa salvação é o verdadeiro caminho ao encontro do Pai.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Semente

Eu garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto (João 12, 24)
Assim também tem de ser a vida do cristão, é preciso morrer o homem velho para nascer o homem novo.

Sempre é preciso morrer o velho para nascer o novo, como o versículo acima nos fala da semente que morre para nascer o broto e gerar fruto, gerar vida. Para criar a vida humana, o espermatozóide se une ao óvulo, os dois morrem para gerar a vida nova, o feto.

Jesus foi à semente que morreu se esvaziou para que gerasse em nós Vida Nova. A semente de Amor, que entregou a sua vida para que nós pudéssemos viver uma vida sem pecado. 

Quantas vezes eu tenho deixado o velho morrer, para fazer de mim um cristão melhor? Quantas vezes eu prefiro não deixar morrer o velho, com medo do novo?

A Páscoa para nós e ressurreição de Cristo, mas mais que isto é Vida Nova e não só de Cristo, mas a nossa vida também tem de ser nova. Precisamos buscar mudar hábitos, gestos, palavras, etc. para sermos Cristãos Novos. Jesus quer que cada um de nós se volte para Ele que  façamos um retiro pessoal, não precisa ir para um lugar deserto, mas que você busque o deserto do seu coração, aí é que você precisa fazer o seu retiro. É no deserto de sua alma, que ele quer te encontrar, aonde o inimigo vem sempre lhe tentar onde tentou Jesus, no deserto.

Que esta reflexão, de retiro, de meditação, possamos ver nossos erros, nossos acertos, onde precisamos melhorar, onde podemos nos entregar com mais ardor. Ofereçamos a nossa esmola do coração, dar aquilo que muitas vezes não recebemos das pessoas, o Amor que vem de Jesus, essa tem de ser a nossa esmola. Ofereçamos o nosso Jejum como nossa penitência, mas uma penitência de amor, quantos sofrem de fome e fazem jejum por falta de comida? Façamos nossa oração para toda humanidade.

Ousemos querer ser com Cristo, que possamos ser a partir de então Homens e Mulheres Novos em Cristo Jesus, buscando sempre imitar a Ele.

(Leandro Mello – IV/2011)

domingo, 25 de setembro de 2011

Papa teme uma "protestantização da Igreja"

A Grande Controvérsia: Papa teme uma "protestantização da Igreja": Alemanha Papa pede aos católicos união "em tempos de perigo" por Lusa Hoje O papa Bento XVI apelou hoje aos católicos alemães, em Friburg (s...

Trabalhar na Vinha do Senhor

Evangelho (Mateus 21,28-32)

Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: 

28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 
30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do Pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade eu vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

► Assim como os Sacerdotes ainda tem muitos que se comporta como o segundo filho, fingem que são mais não são verdadeiros cristãos, porque não é fácil seguir na estrada de Jesus, requer muita humildade, muita determinação e muito amor ao próximo.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Programação da Festa de São Miguel - 2011

► Eucaristia: fonte de vida para todos

São Miguel


Programação

1o  Dia - 20/09 - Eucaristia:Sacramento de Cura
2o Dia - 21/09 - Eucaristia:Mistério Acreditado,  Celebrado e Vivido.
3o Dia - 22/09 - Eucaristia:Fortaleza dos Santos
4o Dia - 23/09 - Eucaristia:Resposta que vem do Céu
5o Dia - 24/09 - Eucaristia:Nosso Tesouro
6o Dia - 25/09 - Eucaristia:Pão de Liberdade
7o Dia - 26/09 - Eucaristia:Semente da Vida Eterna
8o Dia - 27/09 - Eucaristia:Edifica a Igreja
9o Dia - 28/09 - Eucaristia:Presença Real do Senhor


29/09 Dia Festivo.


05:00 h - Alvorada
06:00 h - Ofício
08:00 h - Missa no Dambe
10:30 h - Missa das Crianças
15:00 h - Missa na praça da Biblía
17:00 h - Procissão Solene e Caminhada Biblíca


403 Anos Evangelizando


Realização: Paróquia São Miguel de Cotegipe 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Quem precisa de médico?

Evangelho (Mateus 9,9-13)



Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

►Neste trecho do Evangelho Jesus nos chama a atenção para a evangelização, por acaso quem já é evangelizado precisa de maiores atenção? É como quem não está doente, precisa de médico? Por isso tenhamos misericórdia com o nosso irmão que pouco tem conhecimento dos evangelhos, vamos ajudar ao próximo nessa missão que é nossa que somos Cristãos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Apego a bens materiais

Apego a bens materiais sinaliza autoestima em baixa - Foto: Getty Images

Ter uma vida confortável e sem preocupações financeiras é um desejo quase universal. No entanto, a vontade exacerbada em ter roupas de grife, equipamentos eletrônicos de última geração, produtos e serviços caros e luxuosos não segue a mesma lógica e podem sinalizar um problema:autoestima em baixa. O mal da sociedade moderna, em que o status é valorizado pelo consumo e exclusividade, atinge principalmente crianças e adolescentes, segundo estudo feito nos Estados Unidos. Leia mais....

domingo, 18 de setembro de 2011

Trabalhadores da vinha

Evangelho Mateus 20, 16




Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos:
1“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha.
2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha.
3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! Eu vos pagarei o que for justo’.
5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três da tarde, e fez a mesma coisa.
6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’.
8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’
9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata.
11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’.
13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom



16aAssim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos”.


Assim é no reino do Senhor, Jesus nos chama a atenção para  a nossa preparação para o futuro reino de glória, não percamos tempo com futilidades, coisas irrelevantes, sejamos práticos diretos façamos logo o que teremos de fazer, Deus espera de nós atitude. A plantação do Senhor não pode esperar, o novo reino precisa de muitos trabalhadores.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A uma só voz: músicas devem servir à liturgia

A uma só voz: músicas devem servir à liturgia



Apesar da quantidade de músicas religiosas, saber discernir sobre os cantos que devem ser utilizados na missa não é uma tarefa tão fácil como parece. Para ser considerada litúrgica a música deve servir à liturgia, respeitando os tempos e os momentos da celebração, a exemplo dos ritos iniciais, aclamação ao Evangelho, ofertório, comunhão e canto final. De acordo com a Constituição sobre a Sagrada Liturgia, aprovada no Concílio Vaticano II, realizado em 1963, “a música sacra será tanto mais santa quanto mais intimamente estiver ligada à ação litúrgica, quer exprimindo mais suavemente a oração, quer favorecendo a unanimidade, quer, enfim, dando maior solenidade aos ritos sagrados”. 


(Click no link acima para ler todo o conteúdo.)

Cosme e Damião são homenageados na Liberdade


Cosme e Damião são homenageados na Liberdade

Novo bispo auxiliar será ordenado em setembro

Novo bispo auxiliar será ordenado em setembro

Jornal São Salvador – setembro 2011

Jornal São Salvador – setembro 2011

O por que existe Sofrimento?



Por que existe o sofrimento?
O sofrimento da humanidade é também fruto do pecado

Saber sofrer é saber viver. Jesus Cristo nos faz compreender o significado do sofrimento. Ninguém sofreu como Ele e ninguém como Ele soube enfrentar o sofrimento e dar-lhe um sentido transcendente.

Um dia, Karl Wuysman, escritor francês, entre o revólver e o crucifixo, escolheu o crucifixo. O fato de Jesus ter sofrido como ninguém, e ser Deus e Santo, mostra que o sofrimento não é castigo. Uma prova de que Deus não deseja o sofrimento e não o manda como castigo a ninguém um sinal forte de que o Reino de Deus já estava entre nós eram as curas, os milagres, os exorcismos, entre outros, que Jesus fazia, isto é, vitórias sobre o mal e sobre o sofrimento. Alguns perguntam: “Se Deus existe, então, como pode permitir tanta desgraça?”



Leia mais...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nas Marolas da vida.

A confiança em Deus é irrestrita, poderemos navegar em águas profundas sem temor algum, tribulações acontecem, mais a calmaria, a paz e a concórdia virão logo em seguida. Porque...



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Quem ama o CRIADOR, ama sua criação!



MEU PÉ DE JABUTICABA!

Era uma vez um
pé de jabuticaba!
Que nasceu à
beira do caminho!
Além de sua beleza, enfeitar a estradinha de chão vermelho, ele ainda oferecia a quem
passasse por ali, seus frutos doces como mel!
Sua forma arredondada, suas folhas tão viçosas, o fazia destacar entre todas as outras
arvores, tornando ali, um ponto de encontro da criançada, ao retornar da
escola! Acompanhei sua primeira florada, contei os primeiros frutos que vingaram e o adotei como: MEU PÉ DE JABUTICABA! Era a árvore preferida dos passarinhos, para a construção dos seus ninhos! Talvez, por ele ser tão fechadinho e daí, oferecer mais segurança aos indefesos filhotinhos! Até o riacho quis lhe dar uma mãozinha, deixando desviar do seu leito, um filete de águas cristalinas irrigando-o noite e dia! Enquanto a natureza se encarrega de fazer a sua parte, o homem, na sua insensibilidade, destrói sem piedade, algo tão bonito e necessário a nossa vida! Um dia, ao retornar da escola, de longe não avistei o meu pé de jabuticaba! Com uma dor no coração, já podia imaginar a cena triste que estava a me esperar!
Estirado no caminho, lá estava o meu pé de jabuticaba! Com seus frutos ainda verdinhos, espalhados pelo chão! No seu tronco, ainda minava seiva, como lágrimas de dor! Um coleguinha da escola, percebendo a minha dor, com ternura me falou: Não chore, ele um dia
vai brotar! Quis me agarrar neste fio de esperança, pra minha dor aliviar, mas no fundo eu já sabia que ele nunca ia brotar! A mão que cortou o meu pé de jabuticaba, feriu profundamente meu coração, que até então, não conhecia a maldade humana, só conhecia o amor!
No lugar do meu pé de jabuticaba, só restou um vazio, nenhuma arvore quis ocupar o seu
lugar, talvez como protesto, para a todos alertar, que, aqui na terra, até a árvore, tem o
seu lugar!

Quem ama o
CRIADOR, ama sua criação!
Desde o homem
até o chão!
Sabe que no
mundo há lugar para todos!
Que não somos
donos de nada!
Que a vida
deve ser partilhada!
E a natureza
respeitada!

Olívia Coutinho.

Promessas




Deus quer que mantenhamos as nossas promessas. A Bíblia diz em Números 30:1-2 “Depois disse Moisés aos cabeças das tribos dos filhos de Israel: Isto é o que o Senhor ordenou: Quando um homem fizer voto ao Senhor, ou jurar, ligando-se com obrigação, não violará a sua palavra; segundo tudo o que sair da sua boca fará.”
Cumpra sem demora as promessas feitas a Deus. A Bíblia diz em Eclesiastes 5:4-5 “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não pagares.” 
Deus sempre cumpre as Suas promessas. A Bíblia diz em 2 Coríntios 1:19-20 “Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio.” 
Deus nunca retira ou muda as Suas promessas. A Bíblia diz em Salmos 89:34 “Não violarei o meu pacto, nem alterarei o que saiu dos meus lábios.” 
Nenhuma das promessas de Deus falham. A Bíblia diz em Josué 23:14 “Eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós sabeis em vossos corações e em vossas almas que não tem falhado uma só palavra de todas as boas coisas que a vosso respeito falou o Senhor vosso Deus; nenhuma delas falhou, mas todas se cumpriram.”


terça-feira, 13 de setembro de 2011

'Jovem, eu te ordeno, levanta-te!'

Evangelho - Lc 7,11-17
Jovem, eu te ordeno, levanta-te!


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7,11-17
Naquele tempo: 
11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. 
Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 
12Quando chegou à porta da cidade, 
eis que levavam um defunto, 
filho único; e sua mãe era viúva. 
Grande multidão da cidade a acompanhava. 
13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela 
e lhe disse: 'Não chores!' 
14Aproximou-se, tocou o caixão, 
e os que o carregavam pararam. 
Então, Jesus disse: 
'Jovem, eu te ordeno, levanta-te!' 
15O que estava morto sentou-se e começou a falar. 
E Jesus o entregou à sua mãe. 
16Todos ficaram com muito medo 
e glorificavam a Deus, dizendo: 
'Um grande profeta apareceu entre nós 
e Deus veio visitar o seu povo.' 
17E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira, 
e por toda a redondeza. 
Palavra da Salvação. 

O Evangelho de hoje nos diz que Jesus continua fazendo milagres no meio do seu povo, atendendo ao apelo das mães que choram pelos seus filhos “mortos” pelo mundo. O “caixão” significa tudo o que nos prende, nos escraviza e oprime.
O pecado é o caixão que nos atrela e nos faz parecermos mortos e sem esperança. A cena descrita nesse trecho do Evangelho retrata fielmente o que acontece no mundo de hoje. Quantas mães também que choram e acompanham o filho “morto” pela falta de esperança, pela droga, pela desarmonia, pelas frustrações!
A viúva de Naim chamou a atenção de Jesus que se compadeceu e se aproximou do seu filho morto. Jesus tocou no caixão e ordenou ao jovem que ele levantasse. Tocar o caixão do morto significa tocar no que o aprisiona e o impede de caminhar. Jesus só era reconhecido como Deus pelo povo, quando praticava prodígios e milagres no meio dele, mesmo assim Ele agia por compaixão.
Aquela mãe recebeu o filho das mãos de Jesus e foi testemunha do milagre de vê-lo levantar-se pelo poder de Deus. Ainda hoje esses milagres também ocorrem diante dos nossos olhos. Nós porém, nos acomodamos e só reconhecemos a Jesus no momento em que as coisas acontecem, depois nós as esquecemos. Os fatos se tornam muito naturais e corriqueiros. 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Fé

Evangelho - Lc 7,1-10

Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.





+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,1-10

Naquele tempo:
1Quando acabou de falar ao povo que o escutava,
Jesus entrou em Cafarnaum.
2Havia lá um oficial romano
que tinha um empregado a quem estimava muito,
e que estava doente, à beira da morte.
3O oficial ouviu falar de Jesus
e enviou alguns anciãos dos judeus,
para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado.
4Chegando onde Jesus estava,
pediram-lhe com insistência:
'O oficial merece que lhe faças este favor,
5porque ele estima o nosso povo.
Ele até nos construiu uma sinagoga.'
6Então Jesus pôs-se a caminho com eles.
Porém, quando já estava perto da casa,
o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus:
'Senhor, não te incomodes,
pois não sou digno de que entres em minha casa.
7Nem mesmo me achei digno
de ir pessoalmente ao teu encontro.
Mas ordena com a tua palavra,
e o meu empregado ficará curado.
8Eu também estou debaixo de autoridade,
mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens.
Se ordeno a um : 'Vai!', ele vai;
e a outro: 'Vem!', ele vem;
e ao meu empregado 'Faze isto!', e ele o faz'.'
9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado.
Virou-se para a multidão que o seguia, e disse:
'Eu vos declaro que nem mesmo em Israel
encontrei tamanha fé.'
10Os mensageiros voltaram para a casa do oficial
e encontraram o empregado em perfeita saúde.

Palavra da Salvação.
Clória a Voz Senhor!


► A fé realmente é algo muito importante no sentimento da humanidade, quem crê esta fortalecido, apesar dos revezes da vida, tem força para seguir em frente, confortar um irmão desesperado, precisamos crer, todos os dias somos testados na nossa fé.
Irmão segura na mão de Deus e vai.


O senhor é meu Pastor nada me faltará.


sábado, 10 de setembro de 2011

O Perdão


Evangelho (Mateus 18,21-35)



Domingo, 11 de Setembro de 2011
24º Domingo Comum





— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?”
22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados.
24Quando começou o acerto, levaram-lhe um que devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida.
26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!’ 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.
28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’.
29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei!’30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia.
31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo.
32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’
34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida.
35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

Palavra da Salvação
Glória a voz Senhor

► Nesta parábola Jesus nos mostra através do questionamento de Pedro que devemos esta dispostos a perdoar sempre. Se você ama o seu irmão perdoa-o pois você também não gostaria de ser perdoado? Nos tempos atuais percebemos que está muito difícil o perdão, o homem se afasta de Deus e endurece o seus coração, não vê no próximo um irmão, mais sim um adversário alguém que o ofendeu e que deve ser castigado. 


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Trave no olho


Evangelho (Lucas 6,39-42)



Sexta-Feira, 9 de Setembro de 2011
23ª Semana Comum




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?
42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

► Nesta passagem do Evangelho Jesus nos chama à atenção para nossa conduta, não devemos principalmente criticar o próximo porque temos defeitos também. Na maiorias das vezes até muito mais grave, é por orgulho. por isso é importante nos policiar,  com frequência somos tentados a criticar o outro. Por isso façamos o que Ele nos manda, vamos tirar a trave dos nossos olhos primeiro, vamos nos despojar do orgulho que é contrário à caridade para depois  o cisco do irmão.
- Jesus disse não julguem, assim vocês não serão julgados.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

As bem-aventuranças

Evangelho de São Lucas 6, 20-26


Jesus olhou para os seus discípulos e disse:
- Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês.
- Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura.
- Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir.
- Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas.
- Mas ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa.
- Ai de vocês que agora têm tudo, pois vão passar fome.
- Ai de vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar.
- Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas. 



Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.



As bem-aventuranças
Lucas apresenta quatro bem-aventuranças aplicadas a situações bem concretas de vida: pobres, fome, chorando, vos expulsarem... Em Mateus encontramos oito bem-aventuranças apresentadas sob uma forma mais espiritualizada.
A bem-aventurança dos pobres não significa a exaltação do sofrimento da privação, mas a disponibilidade de quem está na situação de pobreza e o zelo de Deus pelos oprimidos e explorados. Os ricos aplicam seu coração em proteger sua riqueza, fazê-la crescer, e preocupam-se sobre como gastar parte dela. Os pobres estão livres destas preocupações e seus corações estão assim mais disponíveis para a novidade do anúncio de Jesus. Lucas, no seu evangelho, com freqüência destaca o chocante e absurdo contraste entre as condições de vida dos ricos e a dos pobres. Assim ele acrescenta às bem-aventuranças dos pobres as imprecações aos ricos. 



José Raimundo Oliva

terça-feira, 6 de setembro de 2011

7 de setembro

Além da comemoração da passagem do aniversário da independência do Brasil neste dia também é um dia de movimento.





O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
  • Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
  • Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
  • Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.

Leia mais...

Oração, comunicação com Deus


Evangelho (Lucas 6,12-19)


Terça-Feira, 6 de Setembro de 2011
23ª Semana Comum




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Jesus sendo que é, seria necessário ficar em oração por horas e horas? Esta atitude do Mestre nos mostra que a oração é o único meio de comunicação com Deus, através da oração fazemos nossos pedidos, agradecemos, tomamos decisões, a exemplo de Jesus que após passar a noite rezando ao amanhecer escolheu os doze apóstolos que o seguiriam na missão, curou doentes e afastou maus espíritos.
A oração é também o alimento da alma, precisamos fortalecer o espírito através da oração para podermos vencer as tentações mundanas. sem oração estamos desprotegidos seremos presa fácil do mal.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O livro mais lido no mundo

Pastoral Familiar do CIA: O livro mais lido no mundo: A Bíblia não é um livro comum. Ela foi escrita por homens, mas a direção veio de Deus. Lendo a Bíblia encontramos paz e felicidade. Crendo...

A Prática do bem


Evangelho (Lucas 6,6-11)



Segunda-Feira, 5 de Setembro de 2011
23ª Semana Comum




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Aconteceu num dia de sábado que 6Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada.11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


►Nesta passagem do Evangelho Jesus quer nos mostrar que para fazer o bem não tem dia e nem hora, a prática do  bem deve estar sobre todas as coisas, devemos fazer o bem sem olhar a quem.
Fazer o bem é sobretudo um ato de amor e caridade, devemos ser caridoso com o próximo foi assim que Jesus nos ensinou. 
Não devemos fazer aos outros aquilo que não queremos que nos façam, esta é uma máxima que devemos colocar em prática todos os dias.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pescador de Homens


Evangelho (Lucas 5,1-11)

Quinta-Feira, 1 de Setembro de 2011
22ª Semana Comum 

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Mês da Bíblia

Este livro apresenta subsídios para estudo, refl exão, oração e prática para o mês da Bíblia de 2011. Não pretende dizer tudo, mas apontar pistas para o trabalho individual e comunitário. Foi pensado como material de apoio, isto é, traz elementos informativos a serem desenvolvidos posteriormente e indica também roteiros práticos, que podem orientar grupos de refl exão e leitura orante sobre o assunto. O tema do mês da Bíblia de 2011 é “Travessia: passo a passo, o caminho se faz”. Essa travessia segue o roteiro apresentado em Ex 15,22-18,27. A escolha se justifi ca, pois o êxodo e a caminhada são realidades vividas no dia a dia do povo de Deus. Também nós estamos em contínuo movimento de vencer etapas e realizar projetos. “Não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura da que está para vir” (Hb 13,14). Assim como o povo de Deus pode declarar: “o Senhor nos tirou do Egito com mão forte e braço estendido” (Dt 26,8), também nós temos certeza de que o Senhor está conosco. Para viver o projeto de povo libertado, a comunidade dos fi lhos de Israel enfrentou desafi os: falta de água saudável, falta de alimento, falta de organização, ameaça de inimigos. Teve momentos de crise, muita murmuração, dúvidas e até revolta contra Deus. No entanto, em cada etapa, soube enfrentar os problemas, passo a passo, sem deixar de avançar em busca da terra da promessa.
Fonte: CNBB